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Parte II | E-commerce: a estratégia de vendas que permite alcançar o sucesso

Artigo

Parte II | E-commerce: a estratégia de vendas que permite alcançar o sucesso

27 de Outubro 2023

Tempo de leitura: 5min

A pandemia trouxe alterações ao consumo e o aumento do e-commerce é disso exemplo. Uma mudança de padrão que continuará em franco crescimento até 2023 e que poderá traduzir-se numa surpreendente oportunidade de negócio.

Os especialistas têm razões para acreditar que o impacto desta mudança de hábitos e o uso crescente de e-commerce por parte dos países europeus como alternativa à compra tradicional, não irá verificar-se apenas em 2020. Estes dados provocarão um “efeito-arrastão” ainda mais elevado em 2021, mesmo depois do regresso à vida que tínhamos em 2019.

De acordo com o site Menos fios, mais Angola, mais tecnologia, o país acompanha a tendência, dado que se verifica um aumento no número de clientes a procurar estas soluções e a realizar pagamentos online.

O uso mais ativo de smartphones em Angola, assim como a presença nas redes digitais pode justificar o crescimento do consumo online e do número de plataformas de e-commerce.

Este desafio digital deve ser complementado com um plano de vendas que considere os vários elementos da estratégia de marketing digital, que abrangem desde a revisão de todos os pontos de contacto com o cliente até ao desenvolvimento de comunicações apropriadas. A pergunta que seguramente vem à cabeça é: quais os passos a seguir? Que ferramentas é que permitem proporcionar uma melhor experiência, aumentar a produtividade, reduzir custos ou erros? Bastam apenas alguns cliques e, sem grande esforço, poderá usufruir das vantagens de uma loja online, que possa estar integrada com outra área vital do seu negócio: a gestão. Os clientes poderão fazer as suas compras, realizar pedidos, optar pelo modo de pagamento que mais lhes convém e, até, visualizar a fatura, como se de uma loja física se tratasse.

Gerir a loja online através de um software: elementos indispensáveis

Para além do design, que inclui tanto a página principal como a imagem de cada produto e a estética do carrinho de compras, existem elementos importantes a ter em conta quando criamos uma loja online. Eles permitirão ganhar produtividade e rentabilidade, para além de tornarem a plataforma mais “friendly” para os clientes. Um software de gestão garante o controlo de várias áreas-chave do negócio num só lugar, e rapidamente disponível:

  • Monitor de stocks: permite uma gestão rigorosa de stocks e inventários, premissa fundamental para manter o controlo do negócio sem perder tempo;
  • Entrega e faturação: cada cliente tem a possibilidade de selecionar as moradas de faturação e entrega do pedido, algo bastante conveniente em época de confinamento;
  • Modo de pagamento: toda a informação sobre os custos dos artigos, inclusivamente os custos adicionais (relacionados com a quantidade, preço e prazos e entrega) está disponível para o cliente, que pode escolher a forma de pagamento ou as quantidades que mais se adaptarem à sua compra;
  • Flexibilidade no pagamento: esta opção dá a garantia ao cliente de que ele pode optar pela via que mais lhe convém, seja através de transferência bancária ou de cartões de crédito ou débito;
  • Informação de pedidos: através do acesso ao perfil do cliente, é possível saber em que fase do processo se encontra cada pedido;
  • Medições e analítica: mediante um dashboard, totalmente configurável, que permite analisar todos os elementos da loja online (rendimentos, vendas, tempo, stock, modo de pagamento e localização), é possível fazer uma leitura rápida dos dados que realmente fazem a diferença num negócio.

Com poucos passos e configurações, é possível escolher o tema da nossa loja, definir as cores, introduzir logótipos da empresa, estabelecer os parâmetros básicos e adicionar os produtos.

Uma loja online traz outro tipo de benefícios que permitem chegar ainda a mais mercados, com opções para vários idiomas, que dão oportunidade de traduzir os artigos e serviços, tal como toda a informação correspondente, gerir as promoções e campanhas, agregar diferentes modos de pagamento e, até, sincronizar com o Mailchimp.

Há outro elemento a ter em conta ao longo do processo de criação de uma loja online, no que diz respeito à sua gestão, que é a possibilidade de poder aceder à sua loja através de vários dispositivos para além do computador, como o telemóvel ou o tablet. Quando se trata de negócio, o objetivo é conseguir alcançar rapidez e mobilidade, a informação deve estar acessível em questão de segundos.

Potenciar uma loja online: integração com o ERP

Um dos benefícios diretos de ter uma loja online é que os clientes nunca têm a porta fechada, dado que está aberta 24/7. Ainda assim, é de considerar que, a esta altura da digitalização das empresas, seja quase impossível gerir uma ferramenta deste tipo sem contar com o apoio de um ERP, que assuma a otimização do processo e que permita uma maior autonomia na experiência oferecida ao cliente.

Para quem não compreende exactamente o seu significado, trata-se da conexão entre a plataforma de e-commerce/loja online e o software de gestão que utiliza. Ou seja, a informação aparecerá em ambos os locais. Por exemplo, quando aceder ao ERP, aparecerá indicação na sua loja online, e quando efectuar uma venda na loja online, ela aparecerá no ERP.

Este aparente pormenor pode traduzir-se em vantagens relacionadas com tempo, produtividade e rapidez: com o ERP da PHC tudo é canalizado para o negócio e centralizado através do PHC CS Loja Web. Esta loja online, disponível anytime anywhere, permite fazer a gestão tanto de stocks como de inventário. E, para além disso, assegura ainda alguns benefícios operativos:

  • Menos trabalho e em menor tempo;
  • Menos erros humanos, na faturação ou informação de catálogos e preços;
  • Maior organização e produtividade.

Se nos centramos apenas nos elementos que envolvem uma maior responsabilidade a nível de crescimento estratégico, podemos dizer que a integração da sua loja online com um ERP permite:

  • Melhor experiência do cliente: os dados disponíveis em tempo real dão aos clientes a garantia de que estão a visualizar o stock disponível, qual o estado dos pedidos e acompanha o caminho da encomenda em modo self-service;
  • Capacidade analítica: as informações de vendas na Internet aparecem instantaneamente no software, gerando informação sobre finanças, inventários, pedidos e outros dados relevantes da empresa;
  • Automatização dos dados: reflete-se na redução de erros, já que os dados dos clientes (informações genéricas, pedidos, pagamentos e entregas) ficam inseridos automaticamente no sistema. Os artigos em stock, igual. Tudo isto elimina a necessidade de repetir o processo várias vezes e da obrigatoriedade de sincronizar os dados.

A digitalização e a automatização de todos os setores e cadeias de valor são o presente e o futuro. A pandemia demonstrou que podem tornar um negócio mais rentável e fazer com que obtenha ainda mais sucesso.

Todas estas vantagens são possíveis com a implementação de um software que transporte o seu negócio para novos canais de venda. A loja online é disso exemplo, permitindo chegar de forma rápida e direta a cada vez mais clientes e mercados. As circunstâncias atuais, para muitos negócios, não permitem assumir os custos que esta tecnologia exige. A Loja Web do PHC CS resolve este problema e dá ao cliente uma solução de e-commerce pronta a utilizar e totalmente personalizável.

Faça da adversidade uma oportunidade: este é o grande desafio que o novo paradigma nos trouxe e que pode vir a ser o ponto de partida para obter do mercado a resposta de que a sua empresa precisa.

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