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Gestão de pessoas: menos burocracia, mais autonomia

O mundo dos recursos humanos é um desafio. Longe de se dedicarem exclusivamente ao processamento de salários, hoje a exigência é grande: se por um lado a burocracia é cada vez maior, por outro a gestão de pessoas exige mais disponibilidade.
PHC Software Angola gestao-de-pessoas

O mundo está a revolucionar os modelos de trabalho habituais e, com eles, chegam também novos desafios que líderes e empresas têm de enfrentar e a quem é exigida a melhor resposta.

Uma experiência positiva e inspiradora que só consegue ser verdadeiramente digital através de tecnologia especializada e preparada para acompanhar o colaborador ao longo da sua jornada na empresa.

Com o modelo híbrido a reunir cada vez maior consenso nas empresas e a necessidade crescente de alinhar equipas e objetivos, são quatro os grandes desafios que hoje os departamentos de RH têm de enfrentar:

 

  • Captar e reter o talento na empresa
  • Garantir o controlo e a organização do trabalho
  • Tomar decisões mais rápidas e eficazes
  • Reduzir a carga administrativa

 

A solução de Gestão de Capital Humano propõe um modelo de gestão integrada de pessoas, destinada a acompanhar a jornada dos colaboradores na empresa, denominada de employee journey.

 

Bem-vindos ao novo mundo da gestão de pessoas

Tendo como ponto de partida a tecnologia analítica e partindo de ferramentas de automatização, controlo e monitorização, a gestão de capital humano permite acompanhar indicadores relativos aos objetivos da organização – produtividade, absentismo, entre outros – avaliando o grau de satisfação, a motivação dos colaboradores e o seu envolvimento com a organização.

Uma inteligência coletiva onde várias experiências são vividas em prol da organização, fomentando a inovação e a criatividade de todos.

Mas para além da visão do todo, esta nova metodologia da gestão de pessoas permite acompanhar cada colaborador em particular, sendo mais fácil perceber como é que cada jornada deve ser conduzida para melhor potenciar competências e proporcionar bem-estar físico e psicológico.

Ou seja, ao libertar os departamentos de recursos humanos de muita da burocracia que lhes compete, esta solução permite criar uma experiência inspiradora para os colaboradores com o intuito de potenciar o desenvolvimento das pessoas, aumentar a produtividade e gerar valor acrescentado para o negócio.

Empresas mais colaborativas, produtivas e sustentáveis em que as análises de dados têm papel de destaque, ajudando os gestores a acompanharem os resultados, identificando os pontos onde deve atuar.

 

Fazer mais com os mesmos recursos

De acordo com um relatório da Bloomberg BNA’s HR Department Benchmarks and Analysis, por cada 100 colaboradores, as equipas de recursos humanos têm, em média, 1,4 pessoas dedicadas a tempo inteiro.

Um rácio que atualmente atinge um máximo histórico devido ao crescimento sem precedentes da força de trabalho e da carga adicional sobre as equipas de RH, que precisam de um software que cumpra as exigências e vá mais longe do que foi até agora.

Mas numa altura tão determinante para o recrutamento e retenção de talento nas organizações, como é que estas equipas conseguem reduzir o trabalho administrativo para ganhar mais tempo na gestão de pessoas?

A solução pode passar, na maioria dos casos, por garantir um self-service do colaborador que simplifique as tarefas e permita poupar tempo: haverá alguém mais qualificado para desenvolver tarefas extremamente pessoais – férias, faltas, despesas e horas extraordinárias – do que o próprio colaborador?

Para além de se sentirem mais participativos e informados – tendo acesso a informação que, de outra forma, não estaria disponível – as equipas administrativas têm também oportunidade de se concentrarem noutro tipo de atividades mais produtivas e, até, proativas.

Só assim é que todos poderão ficar a ganhar, tanto os colaborador, como o departamento de RH e os líderes ou supervisores.

Mas há mais.

É também necessário que os departamentos de RH estejam dotados de uma agilidade e uma mobilidade lhes permita aceder aos dados a partir de qualquer dispositivo e sem margem de erro.

Só através de departamentos de recursos humanos mais disponíveis é possível elevar a performance da gestão de pessoas na empresa a um outro nível e com toda a eficácia

 

O triunfo do talento

As pessoas estão primeiro e a sua motivação é trabalhar numa empresa que rentabiliza, em qualidade, o trabalho dos seus colaboradores.

Porque o todo é mais do que a soma das partes, é preciso acautelar todos os momentos da employee journey de forma a tornar as equipas mais produtivas, os objetivos mais tangíveis e que fazem do trabalho uma experiência inspiradora, potenciando as competências de cada um.

Ainda assim e de forma a garantir que os gestores têm a capacidade de tomar as melhores decisões assentes num acompanhamento cuidadoso às pessoas, a Gestão de Capital Humano fornece ainda as melhores ferramentas e dashboards que incorporam as melhores práticas de people analytics, permitindo identificar onde e como atuar.

As suas vantagens são inequívocas mas, apesar disso, um estudo desenvolvido pelo IIRH – Instituto de Informação em Recursos Humanos –, revelou que 18% das organizações não tinham ainda dado início ao processo de digitalização da gestão de pessoas.

Um dado curioso, já que ganha cada vez mais força a ideia de que as empresas que conseguem recrutar e reter os melhores talentos ganham uma vantagem competitiva em relação às demais.

Cláudia Cerqueira é customer success manager da GoodHabitz. De acordo com um artigo recente publicado na revista Human Resources, segundo ela “as empresas têm de ouvir o mercado e adaptar a oferta às suas necessidades” porque “no final, o desafio resume-se a mudar e diferenciar-se ou ser vencido pela concorrência”.

 

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