O Software de Gestão certificado pela AGT

Automatize processos e cumpra com as obrigações fiscais

OKR – facilidade em implementar, facilidade em começar

OKR Objectives, Key and Results wooden cube blocks on blue background. Business target and drive business and performance. Focus on goal. Project management. Achieve business growth
Se por um lado pode ser, à primeira vista, algo complexo de implementar na empresa, à medida que a vamos materializando percebemos a sua simplicidade, juntamente com todo o potencial que traz para a organização – seja qualquer for o seu setor ou dimensão. A implementação de um sistema de OKR está amplamente facilitada, com ferramentas de gestão preparadas para tal, dando às equipas e aos seus gestores uma visão global do estado da empresa perante a estratégia definida, com a transparência essencial ao alinhamento entre todos, e agilidade na resposta e adaptação aos desafios. O que numa primeira abordagem parece complexo, torna-se rápido e facilitado por um software de gestão preparado para OKR, capaz de dar à organização todas as ferramentas que a metodologia exige.

Como começar

Estabelecidos os objetivos que nos propomos atingir, num determinado período de tempo, começamos por registá-los no PHC CS. Cada um destes objetivos deve ter um nome inspirador e ser qualitativo, puxando pela ambição das equipas envolvidas. Obrigatoriamente têm um responsável pelo objetivo e são definidas as equipas ou pessoas que nele irão participar. De seguida, basta identificar a periodicidade com que deve ser acompanhado nos check-ins periódicos (que podem ser semanais, por exemplo). Estes check-ins são momentos de acompanhamento das equipas envolvidas em cada um dos OKR: onde se define o caminho a seguir, se analisa como está a correr a execução e se desbloqueiam obstáculos. Basta depois criar cada um dos Key Results que vão servir para medir o objetivo. Estes devem ser SMART – específicos (specific), mesuráveis (measurable), atingíveis (attainable); realistas (realistic) e com tempo definido (time-bound) -, com os respetivos valores de origem e a métrica que nos propomos atingir. E como temos o software integrado no ERP PHC CS, podemos ainda ligar cada Key Result a um snapshot que calcule automaticamente a métrica, a cada momento. Por fim, registamos as iniciativas que nos propomos executar para atingir o objetivo, com as respetivas datas de início e de fim previstas, o responsável por cada uma delas e as equipas que nelas participam. E tal como os Key Results, podemos tirar partido da integração com o ERP e ligar cada iniciativa a um projeto, onde as equipas envolvidas podem gerir estas mesmas iniciativas. Mas, e então os KPI, para gerir o dia a dia da empresa? Também no PHC CS os conseguimos introduzir. Por cada KPI que queiramos acompanhar é necessário identificar os valores mínimos a medir e registar snapshot que vai medir a métrica periodicamente. E não fica por aqui: podemos ainda configurar um alerta para calcular os KPI, de forma periódica: uma vez por semana, durante a noite por exemplo. okr Temos agora todo o sistema pronto para trabalhar e acompanhar os OKR da empresa e ao mesmo tempo, acompanhar se o trabalho do dia a dia está no bom caminho. E porque é software é importante? Porque permite o acesso de todos aos OKR, simplificando as rotinas de acompanhamento. Os resultados são evidentes na organização: maior foco no que realmente é importante e a contribuição efetiva na estratégia do negócio. Veja como é fácil e prático introduzir toda a informação sobre os OKR.
Quer saber mais sobre OKR? Visite o centro de recursos PHC.

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.